Domingo, 18 de Novembro de 2007

O Codebits 2007 acabou

Pois é acabou. Estamos todos muito contentes com os resultados do SAPO Codebits, a nossa primeira incursão num evento com esta dimensão e com este formato.

Todos os nossos objectivos foram cumpridos (e excedidos). Passámos uma mensagem clara de que o Portal SAPO é acima de tudo uma empresa de tecnologia, que a utiliza mas que também a fabrica, enchemos a Gare Marítima com o melhor talento da Internet que existe no nosso País com mais de 400 participantes entre concurso e workshops, tivemos quase 50 projectos apresentados, aprendemos muito e fizemos imenso Networking.

Foi mesmo um ponto de viragem na forma como nos queremos passar a relacionar com o talento emergente, com as camadas jovens em Portugal e com o meio académico. Chamemos-lhe um primeiro passo numa estratégia que traçámos de fazer da tecnologia do SAPO não só a matéria prima do nosso negócio mas também uma plataforma aberta e uma ferramenta para promover novas ideias, fomentar novas apostas ou simplesmente servir como um "playground" para programadores. São para nós estes os ingredientes para recuperar a dignidade a uma palavra que tem sido recursivamente enxovalhada e mal usada na nossa área da Internet: Inovação.

No início da organização do Codebits em Junho estávamos todos muito ansiosos e tínhamos poucas certezas. Estávamos apaixonados pelo conceito, sentíamos claramente que Portugal precisava e tinha todas as condições em termos de talento e audiência para realizar um encontro deste tipo, mas estávamos longe de fechar um formato que nos servisse.

Foram muitos os encontros que fizemos com personalidades do nosso meio, e muitas as discussões que tivemos com o nosso inestimável "advisory board" e que foram absolutamente cruciais para especificar e fechar todos os detalhes do evento. Para além dos ensinamentos e do valor da experiência deste nosso grupo de conselheiros, eles tiveram também um papel importante na forma deliberada com divulgámos o evento, através das bases, nos Blogs, nas mailing-lists, na Internet e feita por evangelistas. Isso garantiu-nos uma audiência muito dentro do "target" que procurávamos. Não foi à toa que só fizemos comunicação nos meios generalistas nas últimas duas semanas. Obrigado Bruno, Carlos, Carlos Santos, Eduardo, Francisco Cabrita, José Alegria, Fred, João, JP, José, Junior, Melo, Mário, Paulo, Pedro, PLS e Rui.

Os parceiros. Nós optámos por não ter uma figura de patrocinadores. O Cobebits foi um investimento nosso. As empresas e entidades que se associaram a esta iniciativa fizeram-no não por questões financeiras mas acima de tudo porque se identificaram com a ideia que lhes foi apresentada e por questões de afinidade e de imagem. Obrigado PTC, PTIn, Cisco, Convex, Microsoft, Apple, Caixa Mágica, Zend, U.A., entre outras.

Pensando bem, isto foi quase a "organização 2.0" de um evento. Colaborativa e viral.

E foi uma estratégia brilhante. Pouco falhou no Cobebits. Se tivéssemos que o repetir amanhã mudávamos muito pouco. Talvez o concerto final, talvez menos Pizza, talvez mais esclarecimentos sobre a componente de concurso e sobre o espírito do mesmo, talvez uma melhor distribuição de temas nas workshops, mas só se discutem os detalhes porque no global correu muito bem. Obrigado a todos os que nos têm enviado E-mails de parabéns e feedback e que têm escrito nos Blogs sobre o evento, estamos a ler tudo atentamente.

A imprensa e os media também receberam a iniciativa muito bem. Entre uma gafe ou outra, acho que as cerca de 400 pessoas que estiveram no Codebits e que criaram um ambiente tão único e tão espectacular conseguiram contagiar os repórteres, mesmo aqueles que são mais alheios à tecnologia e mais cépticos, ao ponto de se justificarem peças em horários nobres da televisão, ou páginas inteiras de jornais. Obrigado.

E agora ?

Nós dissemos inúmeras vezes que o Codebits não era só um evento de 3 dias e não vai ser mesmo. A relação que começou convosco na Gare Marítima é para manter e nós vamos falar outra vez, mais do que uma vez, nos próximos tempos. Fiquem atentos.

Mas no breve prazo:

1. Apresentações dos oradores. A Intranet do evento vai ficar online durante uns tempos. Na secção das sessões podem gradualmente ter acesso às cópias das apresentações de cada sessão. Mais, há um sistema de "rating" para cada sessão que vos aconselhamos a usar para nos dizerem de quais é que gostaram mais.

2. Vídeos. Temos quase 20 DVDs de gravações das palestras, workshops, apresentações dos projectos, prémios e reportagens. Estamos a cortar e a codificar tudo para disponibilizar online no SAPO Vídeos. Em relação às apresentações dos projectos em 90 segundos queremos ainda fazer um interface de navegação simples para que cada um possa rapidamente encontrar e rever a sua intervenção.

3. Questionário de satisfação. Vamos colocar um questionário de satisfação online para preencherem. É importante que o façam porque não tarda muito começamos a pensar em 2008 e é importante saber o que correu bem e o que podemos melhorar. Mais notícias sobre isto num "post" próximo.

4. Agregação de "posts" e media. Estamos a preparar uma página com tudo o que foi dito, fotografado ou gravado sobre o SAPO Codebits 2007. O pós-evento vai decorrer neste Blog.

Mantenham o feed de RSS subscrito, isto vai continuar com actividade.

Por agora é tudo. Obrigado mais uma vez a todos pela vossa participação e pelo vosso empenho, e até já :)

publicado por celso às 21:46
link do post | comentar
|
8 comentários:
De jonasnuts a 18 de Novembro de 2007 às 22:48
E para o ano também melhoramos a conectividade, e também se aranjam uns cabitos de rede, e uns recipientes de reciclagem para diferenciar o lixo, certo? :)

E quando é que podemos começar a sugerir nomes de oradores para as palestras do ano que vem? :)


De Francisco Costa a 19 de Novembro de 2007 às 09:19
Aguardo ansiosamente pela publicação dos vídeos das apresentações.
Aproveito mais uma vez a oportunidade para dar os parabéns ao Sapo pela iniciativa.
Cumprimentos


De cpinto a 20 de Novembro de 2007 às 00:15
Isso é que era porreiro... os cabitos de rede, entenda-se.

Giro giro vão ser as opções: ou a malta leva o cabo de casa ou o SAPO tem de comprar/cortar 400 chicotes :-) Não gostava nada de ser o tipo que vai andar a cravar fichas hehehehe


De jonasnuts a 20 de Novembro de 2007 às 00:20
Não eram 400 mas já uma vez cravei uns quantos cabos de rede, seria engraçado :)

O problema dos cabos de rede no Codebits é a ausência de mobilidade, quer dos presentes quer da própria sala.

Este ano mudou-se a sala em 15 minutos. Com cabos de rede, demorará muito mais. Não sei se será uma opção. Temos tempo para estudar a coisa :)


De cpinto a 20 de Novembro de 2007 às 11:55
Bom, não nego que traga alguns problemas mas se os pontos de rede estiverem no mesmo sítio que as tomadas de electricidade talvez seja possível minimizá-los (quem quiser mobilidade passa para a rede wifi, quem estiver sentado à mesa pode usar a rede por cabo)


De João Rico a 19 de Novembro de 2007 às 10:40
Antes de mais parabéns pelo desafio que colocaram a todos os participantes. Desafio por participarem num evento inovador e arrojado.
Gostava de saber como posso entrar em contacto com a equipa de produção do evento para poder abordar o evento de 2008.

Mais uma vez parabens.


De Vargas a 20 de Novembro de 2007 às 00:17
Concordo com o balanço: correu muito bem. Fui dos poucos que fiquei para o concerto final e até gostei (embora tenha pena da debandada do pessoal, mas compreende-se, depois da noitada..).

Para o ano não só espero um Codebits melhor, como eu próprio vou estar melhor preparado! O concurso é muito motivante e vou dar o máximo ;)


De Pedro a 20 de Novembro de 2007 às 15:28
Quem só assiste à distância ficou sem saber quem ganhou o concurso... publiquem lá qq coisinha sobre o assunto, ou liguem para a página com essa informação...


Comentar post