Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

O formato do concurso

Têm surgido muitas dúvidas sobre o formato do concurso nos Blogs da comunidade.

A alma do SAPO Codebits é o concurso de programação que decorrerá entre as 12h de Quarta Feira e as 12h de Quinta, non-stop.

Este post tentará explicar, em linhas ainda gerais, o formato e as regras do concurso. É importante que os candidatos saibam antecipadamente para o que vão. Mais um vez é justo e importante explicar que o SAPO Codebits tem traços fortes de inspiração no Y! Hackday, e o concurso no é excepção. Quem conhece este evento, fica desde já familiarizado com o conceito.

A partir do meio dia de Quarta Feira os participantes organizam-se em equipas de projecto e as hostilidades começam. Cada equipa terá 24H para mostrar aquilo que vale em termos de criatividade, inovação e competência técnica. A palavra de ordem, se houvesse uma, seria  "Surpreendam-nos".

Os projectos:

  • Um projecto pode ser uma ideia qualquer: uma mashup, um jogo, uma aplicação, um robô ligado ao portátil, um website ou um serviço, um cartoon, uma folha de papel, um filme, "you name it".
  • Pode ser usada qualquer linguagem de programação e/ou qualquer tecnologia.
  • O projecto deve ser realizado durante o evento mas as pessoas podem-se preparar previamente e levar trabalho de casa já feito e até já podem comparecer com uma equipa feita.
A matéria prima:

  • O SAPO vai abrir e documentar uma extensa lista de Webservices que vão desde APIs para aceder às nossas plataformas (ie: Mapas, Messenger, Mail, OpenID), a conteúdos (ie: feeds de RSS, Fotos, Vídeos, etc.) e outras tecnologias mais avançadas (ie: Broker de eventos, XMPP). Antes do dia do evento, o SAPO vai abrir um site com toda a documentação dos seus Webservices. A manhã de Quarta Feira vai ainda ser dedicada a Workshops (hands-on) sobre serviços SAPO para melhor familiarizar os concorrentes com a nossa oferta.
  • Há parceiros do evento que vão também disponibilizar APIs para o SAPO Codebits (ie: projecto de Bluespots da Universidade de Aveiro). Serão divulgados a seu tempo.
  • Os concorrentes podem utilizar qualquer Webservice ou API disponível na Internet. Mesmo. O júri não vai beneficiar ou prejudicar nenhuma equipa que decida usar os mapas do Google ou a YUI do Yahoo. O objectivo primeiro é o de gerar uma onda de inovação e criatividade nas equipas do Codebits. A utilização da matéria prima do SAPO é um motivo do orgulho para nós mas não é imposta de forma alguma.

As equipas:

  • As equipas podem-se organizar como quiserem e podem ter quantos elementos quiserem. O normal neste tipo de eventos é ver equipas com 4-6 elementos mas não há qualquer tipo de imposição.
  • A mesma pessoa pode até participar em mais do que uma equipa.
  • Vão existir muitas mesas redondas para as equipas se instalarem e muitos whiteboards para rabiscar e os participantes podem ainda utilizar todos os restantes meios disponíveis do evento, nomeadamente: puffs e sofás, mini-palcos com projector e sistema de som, etc.
  • O principal instrumento de trabalho (e também da apresentação) é o computador portátil. É expectável que cada concorrente leve o seu, e que este tenha capacidade de ligar à Internet por Wifi.
  • Cada equipa deverá ter uma espécie de porta voz cuja principal função será obviamente a de "vender" o projecto na sessão de apresentações, o momento alto dos 3 dias. Algumas equipas preferirão ter mais do que um representante, outras até gostam de ir em bloco para o palco, e não há problema nenhum com isso. Impera o bom senso e a necessidade.
  • Os concorrentes podem pernoitar no SAPO Codebits durante a noite de Quarta para Quinta feira. As condições serão as próprias deste tipo de eventos, muitos sofás e puffs, espaço e margem de manobra para mexer na mobília. É preciso entrar no espírito de maratona e levar alguma energia. As bebidas e as barras energéticas, o café e os snacks à borla ajudam. Tragam o saco cama, é aconselhável. Também podem ir a casa ou ao Hotel dormir umas horas, se preferirem.

Nos próximos posts deste Blog falaremos de mais dois tema relacionados: a sessão de apresentação, e as categorias do concurso.

Por hoje é tudo.

publicado por celso às 17:45
link do post | comentar
|
13 comentários:
De fabio a 28 de Setembro de 2007 às 18:52
Bem... parece bem preparado, e promete ser um grande evento.
Apenas questiono se vai existir suficiente espaço de manobra para as equipas se comporem, visto que muitos vão em pequenos grupos, ou até sózinhos. O que não facilita as constituições de equipas...


De celso a 28 de Setembro de 2007 às 19:09
A constituição das equipas só depende dos participantes, das amizades e afinidades que se levam ou que se constroem naturalmente durante o primeiro dia (3ª feira) e a manhã do segundo (4ª).

A julgar pela experiência do que vimos em Londres, penso que a constituição de equipas não será um problema.


De fabio a 29 de Setembro de 2007 às 00:10
Bem... se assim for, vai ser um óptimo evento.


De Nuno Job a 29 de Setembro de 2007 às 19:18
Excelentes regras.. Mete agua na boca a qualquer um


De Ze Maria a 1 de Outubro de 2007 às 12:34
Relativamente aos projectos/prototipos desenvolvidos durante o SAPO codebits, a quem pertenceram os direitos sobre estes ? Podemos integrar nos projectos outro codigo/ bibliotecas comerciais ?


De celso a 3 de Outubro de 2007 às 11:07
Sobre a primeira pergunta, nós ainda estamos a fechar os termos de participação no Codebits por isso não posso ainda comentar muito sobre o tema. O que eu posso dizer é que a nossa linha de pensamento fica próxima do estilo das licenças BSD. O importante no fundo, é que as ideias que surjam no concurso possam vir a ser exploradas quer pelo SAPO quer pela equipa que as criou, nem é tanto a questão da propriedade do código. De uma forma ou de outra o mais natural no caso dos bons projectos, é o SAPO querer manter uma relação de proximidade com os seus promotores, por isso isto até pode ser um não-problema.

Em relação à segunda pergunta, podem fazer o que quiserem e usar as ferramentas que quiserem, opensource ou não.


De Antonio Pratas a 5 de Novembro de 2007 às 20:57
Boas, o post é "antigo" mas acho que é o mais adequado para perguntar isto. É possível pernoitar no espaço de dia 13 para 14?


De celso a 5 de Novembro de 2007 às 22:27
Olá António. No dia 13 não vai ser possível dormir na Gare, só no dia 14 (na noite para 15) durante o concurso.


De David a 6 de Novembro de 2007 às 20:02
Olá! :)

Peço desculpa se estiver a repetir a questão, mas não encontrei o esclarecimento que desejava. Já percebi que o registo para assistir aos workshops não está separado do registo para participar no concurso. A minha questão é: quem se registar e vir o seu registo aprovado pode apenas assistir aos workshops e não participar no concurso?

Por muito que gostasse de lá passar os 3 dias e juntar-me/formar uma equipa para participar no concurso, não terei essa disponibilidade...

Cumprimentos,
David


De celso a 6 de Novembro de 2007 às 20:17
Sim, mas não é o perfil de participante que procuramos. Arranja lá disponibilidade, não te vais arrepender.

Além disso vais perder os brindes ;)


De jonasnuts a 6 de Novembro de 2007 às 21:42
E a comida, não te esqueças da comida.


De Martin Sale a 12 de Abril de 2008 às 04:09
espero que todos tenham comido bem e regressado são e salvos a casa. Martin Sale


De Marta Casamento a 12 de Abril de 2008 às 04:14
Deu para pernoitar e os brindes também existiram.


Comentar post