Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

Identidades Digitais e o Modelo dos Information Cards

Confirmada para terça-feira, dia 13, uma sessão sobre identidades digitais, mais especificamente sobre info cards.

A gestão e utilização da identidade são fundamentais para a flexibilização e fomento das interacções no mundo digital, abrangendo domínios díspares como as redes sociais, o governo electrónico ou a aquisição de serviços.

Esta apresentação realiza uma introdução ao modelo de identidade digital associado aos information cards, apresentando os seus objectivos, descrevendo cenários de utilização e caracterizando os diferentes conceitos e componentes envolvidos, nomeadamente: representação de identidades através de claims e security tokens, fornecedores e consumidores de identidades, selectores de identidades e information cards.
Compara-se também este modelo com o OpenID, apresentando-se as suas diferenças e formas de utilização conjunta.

Finalmente, apresentam-se soluções tecnológicas para a implementação dos diferentes componentes do modelo dos information cards, nomeadamente o selector de identidades Windows CardSpace.

Pedro Félix é professor no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), onde é responsável por disciplinas nas áreas da segurança informática e da programação. É também membro do Centro de Cálculo do ISEL (CCISEL), onde realiza actividades de investigação, desenvolvimento e formação. Actualmente, realiza trabalho de investigação na área do controlo
de acessos em sistemas distribuídos com administração descentralizada.

publicado por Eduardo às 12:21
link do post | comentar
|